Friday, September 25, 2009

Florent, kebabs e mais um dia.

Continuo me espantando com a receptividade desses franceses. Para quem cresceu ouvindo que eles eram arrogantes, chatos, metidos e que não dão informações, tudo está saindo muito diferente da imagem formada.
Falo isso porque depois de sair da Universidade eu fui fazer a minha carta de acesso às linhas do transporte público. O negócio funciona mais ou menos assim: 6 euros para fazer o cartão e 10 euros por mês para uso ILIMITADO. E ainda chamam aí em Recife de "Passe fácil". Devia ser Passe caro, abusivo ou sei lá o que. Ah, o metrô daqui é muito fácil de andar, afinal são duas linhas: A e B. Mas o mais engraçado do metrô fica por conta deles anunciarem as paradas em francês e "occitanês" (ou sei lá como se chame). Occitanês, ou seja lá como se escreva, é a lingua ancestral dessa galera daqui e Géraud disse que é numa tentativa de marcar a historia deles mesmo que ninguém saiba falar essa língua. Pelo que eu andei vendo, ela parece ser uma língua parecida com o catalão (Ju, tem uma estação chamada Bagatelle que a mulher, quando fala essa língua aí, fala algo como "bagatela" hahaha).
Bom, tudo isso foi para chegar no tal do Florent. Eu tava saindo do metrô depois de fazer a carta e me dirigia a residência universitária para saber quando eu poderia ir pra lá. Sem saber o caminho, parei e perguntei ao tal do Florent. Depois de explicar o caminho a Daniel Faucher eu pedi um lugar por ali por perto para comprar roupas baratas. E não é que o cara disse que iria comigo? Segundo ele, ele é de origem congolesa, mora aqui há muitos anos, casado e a mulher tem 6 filhos (se é que eu não escutei errado). Isso já era pela hora de almoço e o que foi que eu comi? Kebab. Barato e fácil. Depois eu vou procurar comida mais substancial e até lá vou me virando com o prático. Depois de uma C&A, uma loja de roupas usadas e um celular (021330648655256) comprado, comprei meu jantar no Carrefour (suco de laranja, camembert e uma baguete). Comerei isso pelas próximas 3 noites pelo preço de 4 euros. Enfim... ça marche!

1 comment:

  1. Incroyable même... oui mon ami, ici c'est la terre des choses cher. Et en plus, la france est beaucoup plus jolie! À bientôt. Quand je pourrait je t'appele!

    ReplyDelete